A criptomoeda Stellar e as suas potencialidades – como e porquê adquirir?

A criptomoeda Stellar e as suas potencialidades – como e porquê adquirir?

Apesar da explosão da bolha em 2018 e dos inúmeros comentários que indiciavam o seu declínio, o mercado das criptomoedas permanece em franca expansão e as altcoins que nele funcionam continuam a surpreender. A última “descoberta” que captou a atenção de muitos utilizadores e investidores foi a plataforma Stellar e os seus tokens próprios – os Stellar Lumens.

Stellar… uma criptomoeda diferente das restantes?

A Stellar é uma plataforma baseada em blockchain que permite trocar moedas, serviços, produtos e muito mais. As transações são quase instantâneas e têm um custo irrisório. A criptomoeda Stellar Lumens é um token usado no portal como um intermediário de troca. Ter algumas unidades na conta é um dos requisitos para concluir qualquer transação.

A Stellar é bastante peculiar, não só pela sua celeridade e escalabilidade, como também pela elevada acessibilidade que proporciona aos grandes grupos empresariais, bancos ou utilizadores individuais. Graças a este amplo grupo alvo, a Stellar tem uma vasta gama de aplicações. Não é de admirar, portanto, que seja objeto de interesse tanto por parte de potenciais utilizadores como de investidores com vários graus de domínio do tema.

Os inícios e os efeitos

A Stellar foi criada em 2014 pelo programador Jed McCaleb, já conhecido antes pelo seu trabalho na criação da Ripple, bem como pela advogada Joyce Kim, especializada em direito de investimento. Juntos, fundaram uma organização sem fins lucrativos – a Stellar Development Foundation. No início deste projeto e organização, revelou ser de grande ajuda um empréstimo de 3 milhões do dólares concedido pelo CEO da Stripe – Patrick Collinson. Conseguiram assim desenvolver o protocolo Stellar de código aberto que permite trocar dinheiro, produtos e serviços em todo o mundo quase instantaneamente, com um custo mínimo. Inicialmente, a plataforma estava baseada no protocolo Ripple escrito por McCaleb, mas em 2015, foi substituído pelo protocolo Stellar Consensus Protocol, mais adequado aos requisitos e necessidades da plataforma. Por outro lado, em 2016, foi implementada a Rede Lightning que aumentou significativamente a rapidez das transações e melhorou a escalabilidade de toda a rede.

O projeto foi bem-sucedido e tem vindo a desenvolver-se de forma constante desde então, mantendo baixos custos operacionais e o fácil acesso a todas as partes interessadas. Uma transação custa atualmente apenas 0,00001 XLM (Stellar Lumens), ou seja, aproximadamente 0,00000296 USD. Porém, a fim de evitar a sobrecarga da rede, o seu uso para a criação de múltiplas contas ou a difusão de spam em grande escala, foi instituído um valor mínimo que deve estar disponível na carteira para permitir a realização de qualquer transação. Embora não seja muito elevado, pois falamos de apenas 1 XLM, este valor chega para impedir que potenciais burlões abram várias contas para manipular a rede.

Atualmente, a Stellar é uma das criptomoedas mais conhecidas, estando entre as 10 primeiras cripto em termos de capitalização. O aspeto prático da plataforma contribui para que o preço dos Stellar Lumens se mantenha bastante estabilizado em comparação com moedas destinadas à substituição direta das moedas tradicionais e, até mesmo, em comparação com outros tokens.

Investimento favorável?

Desde o seu início, a Stellar devia servir como uma plataforma de transferências de fundos para qualquer parte do mundo de forma económica, fácil e rápida. Portanto, o desenvolvimento constante e a conquista de novos parceiros em todo o mundo são a base da estratégia da Stellar Development Foundation. Com efeito, no final de 2017, a fundação estabeleceu laços de cooperação com a nigeriana SureRemit e, no início de 2021, o Ministro da Transformação Digital da Ucrânia anunciou a parceria com a SDF para a transformação da infraestrutura digital ucraniana.

Todos os novos parceiros integrados pela Fundação contribuem para tornar a plataforma mais global, prática e acessível tanto para cidadãos como para empresas ou multinacionais. Não é de admirar que a utilização e o interesse despertado pela plataforma e pelos Stellar Lumens continuem a aumentar. Além disso, a Stellar atrai não só potenciais parceiros ou utilizadores, como também investidores privados e profissionais. Dado o exposto, há cada vez mais pessoas que se perguntam onde e como obter unidades XLM.

A aquisição…

Os Stellar Lumens são procurados não só por investidores que contam com a subida da sua cotação a longo prazo, como também por potenciais utilizadores. É bom lembrar que a plataforma requer pelo menos um Lúmen na carteira para efetuar qualquer transação. Esta é outra das razões por que o interesse em unidades de XLM é tão grande. Como resultado, há cada vez mais lugares onde estes tokens vigoram.

O local mais popular para se obterem moedas, altcoins e tokens são as criptobolsas. Essas plataformas são o primeiro lugar procurado por “criptomaníacos” interessados em adquirir novas unidades, tornando-as, ainda que não oficialmente, a forma “padrão” de comprar criptomoedas. A lista exata de bolsas de criptomoedas com Stellar Lumens para compra pode ser consultada no portal oficial da SDF.

Porém, é bom ter presente que a negociação de valores nas criptobolsas requer uma carteira adequada. Devido às suas características, a Stellar tem requisitos de carteira eletrónica sensivelmente mais exigentes do que a maioria das criptomoedas existentes. Portanto, nem todas as carteiras serão adequadas ao armazenamento destas unidades específicas, o que pode ser um desafio particularmente difícil para principiantes que não sabem como escolher e proteger uma conta individual numa plataforma de carteiras virtuais.

Por sorte, existem maneiras de evitar este problema que permitem a amadores a aquisição de unidades da moeda, de uma forma simples e segura.

O Pacote Stellar, ou seja, um pacote com criptomoeda

Uma dessas maneiras é o Pacote Educativo Stellar com diversos materiais didáticos úteis, vocacionado para principiantes. Encontramos neles conhecimento facilmente assimilável sobre as criptomoedas, a sua história e as suas aplicações em geral, bem como um pequeno brinde na forma de um número estipulado de unidades de XLM, destinadas a ajudar os amadores no processo de aprendizagem através da aplicação prática dos conceitos apreendidos.

Este produto faculta os conhecimentos necessários a pessoas que se interessam pela utilização da Stellar e pela temática das criptomoedas. Estas pessoas ganham, assim, bases sólidas e substanciais para compreenderem melhor o mundo das moedas virtuais e serem capazes de se movimentar com mais confiança pelo mercado cripto, ao mesmo tempo que utilizam e investem com as mais variadas moedas e tokens.

Por outro lado, as unidades de moeda gratuitamente adicionadas ao pacote permitem adquirir estes tokens em segurança que, de outra forma, constituiriam um problema em termos de armazenamento e proteção. O emissor do Pacote Stellar oferece, pois, a opção de transferir diretamente o brinde para uma conta localizada numa e-carteira cuja abertura está também ao seu encargo. Deste modo, retira do cliente a penosa obrigação de ter que encontrar e proteger por si próprio uma carteira virtual. O investidor iniciático consegue, assim, obter o seu primeiro dinheiro eletrónico, bem como conhecimentos fundamentais, com simplicidade e segurança.

Valerá a pena? A nossa opinião acerca do pacote stellar

Em virtude da sua natureza global e amplas e práticas aplicações, a Stellar é definitivamente um dos tokens mais interessantes disponíveis no mercado atual. Não é por acaso que tem vindo a conquistar cada vez mais popularidade entre investidores, grupos empresariais, utilizadores comuns e, até, entidades governamentais. O perfil internacional da plataforma, os baixos custos operacionais e a sua usabilidade fazem com que a Fundação não tenha dificuldades em encontrar novos parceiros em diferentes partes do mundo, oferecendo os seus serviços a um público cada vez mais vasto. Com toda a certeza, é uma plataforma com futuro e grandes chances de sucesso a nível mundial, com uma tendência estável de crescimento por largos anos.

Independentemente do grau de avanço com que alguém domine a temática das criptomoedas, incentivamos todos a interessarem-se pela Stellar, seja por comprar moeda através das bolsas criptográficas (para os mais experientes), seja por adquirir o Pacote Stellar. As opiniões sobre o pacote Stellar, em particular, acerca da plataforma Stellar ou dos tokens Stellar Lumens são maioritariamente positivas. A Stellar Development Foundation não cruza ociosamente os braços – continua a expandir o seu trabalho e a angariar novos parceiros. Portanto, hoje mesmo, aprecie as funcionalidades da Stellar e integre um projeto que tem a grandes probabilidades de revolucionar o mercado financeiro mundial.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *